segunda-feira, 4 de maio de 2009

REPRODUÇÃO



A Reprodução em cativeiro é a única forma real de preservação da espécie, pois a captura, o comércio clandestino e o desmatamento não deixarão de existir.
Os Curiós já estão prontos para a reprodução após um ano de idade. O período de acasalamento inicia-se no final do inverno e dura até o término do verão. A média de ovos é de dois por postura e a eclosão ocorre cerca de 13 dias após a postura. Passados 30 dias do nascimento, os filhotes já estão prontos para sair do ninho. Os ninhos mais recomendados são feitos de bucha e são semelhantes aos dos Canários e Bicudos. Material para confecção do ninho, como barbantes, estopa e a própria bucha, devem ser deixados à disposição da fêmea durante o período de reprodução.Para a reprodução dessas aves, podem ser usadas gaiolas de madeira ou de arame, com piso grande duplo, assim que retiramos um para lavar, colocamos o outro limpo no lugar; lembrando sempre devemos fazer a desinfecção de nossas gaiolas para evitarmos uma possível epidemia em nossa criação.
O ninho deve ser de bucha vegetal, dessas usadas para tomar banho, confeccionado em forma de taça. Pode-se proteger o ninho com plantas artificiais para que a fêmea sinta-se mais segura no momento do cloco, mas isso só deve se feito no caso de fêmeas com histórico de abandono do ninho.No inicio de Setembro, coloca-se cada fêmea em uma gaiola já com o ninho e material para confecção, inicialmente fios de saco de estopa ou raízes e só quando o ninho estiver quase pronto, é oferecido algodão, com o qual a fêmea forra todo o ninho.Para estimular a postura destas fêmeas, coloca-se próximo, mas sem contato visual, um macho pronto e cantador. Ao menos duas vezes por dia aproxima-se o macho da fêmea. Este deve cantar durante este procedimento.
A fêmea encarrega-se da confecção do ninho, quando este encontra-se quase pronto, toda vez que o macho canta, ele assume posição característica para a cópula(foto), então coloca-se o macho na gaiola da fêmea para que ocorra o acasalamento, sendo retirado logo em seguida. A postura se dá no 2º ou 3º dia após a fecundação, obtendo-se de 2 a 3 ovos, os quais a fêmea choca 13 dias.Os filhotes recém-nascidos são alimentados com ovos, verduras e jiló e conforme vão crescendo, a fêmea aumenta a qualidade de sementes e farinhada para os filhotes.A anilha é colocada por voltado 7º dia, deve ser inviolada, medindo 2,5 mm, adquirida junto ao seu clube ou diretamente no IBAMA no caso de criadores comerciais. Ela é a única garantia de que esse passaro é nascido em cativeiro, sendo assim, poderá ser registrado junto ao IBAMA. Por volta do 15º dia os filhotes deixaram o ninho e precisam de mais 15 dias para aprender a se alimentar sozinho.
A higiene é o fator da maior importância durante a reprodução, e deve ser intensificada, já que os filhotes e a fêmeas estão mais susceptíveis as doenças. Para cada nova postura aconselha-se trocar o ninho, ou até mesmo trocar ou esterelizar a gaiola, evitando que bactérias, fungos e protozoários sejam transmitidos aos novos filhotes que virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário